Vereadores aprovam a criação da Companhia de Dança e Orquestra Sinfônica Jovem

Os vereadores aprovaram na noite desta segunda-feira (25), em sessão ordinária, os Projetos de Lei n. 80/19 e 82/19. Os projetos tratam da criação da Companhia de Dança e da Orquestra Sinfônica Jovem de Lucas do Rio Verde.

Os projetos têm como objetivo o desenvolvimento e a valorização da cultura no município, a profissionalização dos músicos e bailarinos e a inclusão social por meio da arte.

Segundo o vice-presidente da Câmara, vereador Fernando Pael (DEM), Lucas do Rio Verde está dando um passo importante na valorização da cultura e dos artistas, que terão a oportunidade de se profissionalizar e viver da arte.

“É um leque de possibilidades que se abre, não é só o bailarino, são vários profissionais, produtores, figurinistas, cenógrafos, que terão a oportunidade de se capacitar gratuitamente, trabalhar e viver da arte.”

Fazem parte do projeto Companhia Municipal de Dança, a Companhia Jovem de Dança e o Programa Escola Preparatória de Dança, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura.

A contratação dos profissionais especializados que irão atuar no projeto será realizada por meio de licitação. A companhia será formada pelos alunos que se destacarem no processo de formação da escola preparatória.

Também foi aprovada a criação da Orquestra Sinfônica Jovem de Lucas do Rio Verde, Projeto de Lei n. 82/19. Assim como a Companhia de Dança, a proposta é de autoria do Poder Executivo.

De acordo com o vereador Marcos Paulista (PTB), a orquestra abrirá novas perspectivas para os jovens instrumentistas e possibilitará que a população tenha mais acesso as apresentações.

“É uma grande conquista, não somente para as pessoas que trabalham com música, que terão mais oportunidades, mas para toda a população, em especial, as crianças que poderão vivenciar o mundo da música desde cedo.”

O projeto de lei que cria oficialmente a Orquestra Sinfônica Jovem de Lucas do Rio Verde também possibilita a contratação de artistas nacionais ou estrangeiros e de músicos de renome para apresentações específicas.

“Tenho certeza que a Companhia de Teatro, a Companhia de Dança e a Orquestra Sinfônica farão de Lucas do Rio Verde destaque no cenário nacional”, finalizou Pael.

Ascom/Marcello Paulino