Considerando o aumento no custo operacional apresentado pela Viação São Lucas, em documento protocolado no Paço Municipal no dia 05 de abril de 2021,  a Prefeitura de Lucas do Rio Verde publicou o Decreto n° 5.489/2021, nesta segunda-feira (12), que reajusta o valor da tarifa de transporte coletivo municipal. A medida passa a valer em dez dias.

O novo valor da passagem será de R$ 4,20 (quatro reais e vinte centavos) para quem utiliza o cartão, por meio do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE). Para quem não se antecipa e adquire a passagem no momento do embarque, a tarifa será de R$ 4,50 (quatro reais e cinquenta centavos).

O decreto municipal publicado, autorizando o reajuste na tarifa, leva em consideração a planilha 4.117/2021 apresentada pela concessionária, além de razões como condições contratuais (que, a par das respectivas obrigações, determina o reajuste anual), custos envolvidos na arrecadação de tarifas, entre outros fatores.

Atualmente, cerca de 84% dos passageiros transportados utilizam o SBE. A ampliação do sistema possibilita mais segurança, conveniência e facilidade ao serviço de transporte público urbano.

O último reajuste feito na tarifa do transporte coletivo foi em julho de 2019, por meio do Decreto n° 4.390, entrando em vigor no mês de agosto daquele mesmo ano.

Apesar do reajuste, a tarifa cobrada em Lucas do Rio Verde segue na média da região.