Sistema biométrico reduz prazo para confecção de RG pela metade

A implantação do sistema de biometria para confeccionar carteiras de identidade ou Registro Geral (RG) diminuiu pela metade o prazo médio de 50 dias para a entrega do documento em Lucas do Rio Verde. O novo equipamento adquirido pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito armazena registros fotográficos e de impressões digitais que, posteriormente, são encaminhados para a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), da Secretaria de Estado de Segurança Pública, em Cuiabá, órgão encarregado de expedir a cédula de identificação.

De acordo com o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Edgar Rojas, o investimento de aproximadamente R$ 15 mil para a compra do computador equipado com o sistema biométrico digital reduziu para em torno de 20 dias a espera pela chegada dos novos RGs. “É uma inovação tecnológica que vai facilitar a vida do cidadão na medida em que conseguimos antecipar em até 40 dias a entrega da carteira de identidade e sem precisar mais trazer a fotografia 3×4. Antes, demorava até dois meses e, agora, o documento chega num prazo de até 20 dias mais ou menos”, ressalta.

O profissional responsável pelo Departamento de Identificação, Lenoir Ferreira, disse que a grande procura após a implantação do novo sistema acarretou um pouco mais de demora para a conclusão de cada processo, no entanto, com a mudança na distribuição de senhas para os períodos das 7 horas às 9 horas e das 13 horas às 14 horas, de segunda a sexta-feira, o atendimento da demanda foi normalizado.

“Atendemos uma média de 23 pedidos para confecção de RG por dia e isso não mudou muito. A diferença é que quando trabalhávamos com o modelo físico às vezes eram feitos até 40 atendimentos em um único dia e isso já não é mais possível. O ganho maior será no tempo de espera para receber o documento, que caiu para menos da metade”, explica.

A pessoa interessada em fazer o documento de identidade deverá apresentar obrigatoriamente a certidão de nascimento original, se for solteira, ou a certidão de casamento original e atualizada se for casada, divorciada ou viúva. A emissão da primeira via é gratuita e a taxa para a confecção de segunda via é de R$ 70,09. O serviço funciona na Galeria Central de Serviços, na Avenida Paraná, nº 766 S, Centro.