Secretário e servidoras participam do Fórum Mato-grossense em Promoção da Saúde

Servidoras da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde e o secretário Rafael Bespalez estão participando nesta semana do 1º Fórum Mato-grossense em Promoção da Saúde, em Cuiabá. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde, de 6 a 8 de novembro, reúne teóricos de referência na área da Promoção da Saúde e engloba assuntos que dialogam com o cotidiano da população.

Cerca de 800 profissionais da saúde participam para debater os desafios e novas diretrizes para as políticas públicas desenvolvidas na área da saúde no Estado, analisando as mudanças no perfil da saúde e os desafios sociopolíticos e culturais da saúde coletiva, que incluem vários fatores sociais e diversas esferas do sistema.

De Lucas do Rio Verde, os profissionais levaram três trabalhos em formato de banner sobre os serviços de promoção à saúde desenvolvidos pelas equipes de saúde no município, como o programa de controle do tabagismo nas unidades de saúde, o grupo de tabagismo noturno e o grupo de alongamento com o Nasf.

Na programação estão debates em 13 diferentes temáticas, como alimentação saudável, aleitamento materno, tabagismo, saúde mental e demais políticas efetivas em Promoção da Saúde. Estão presentes renomados palestrantes de Mato Grosso e também do Rio Grande do Sul, Brasília, Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

Além disso, será realizada, na sexta-feira (08), a premiação de trabalhos que estão sendo apresentados no 1° Encontro Mato-grossense de Experiências Bem-Sucedidas em Promoção da Saúde, que faz parte da programação do fórum.