Secretaria de Saúde confirma 1º caso oficial de Coroavírus em Mato Grosso; ‘paciente está estável’

A secretaria estadual de Saúde confirmou, nesta quinta-feira, o primeiro caso de coronavírus após o Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) encaminhar o resultado de nova análise de um dos casos localizados em Cuiabá. Na última segunda-feira (16) “o paciente testou positivo para o Covid-19 em exame realizado por um laboratório particular, porém, uma nova amostra foi coletada e analisada pelo Lacen, que confirmou o diagnóstico”.  Ele apresenta quadro estável de saúde e encontra-se em isolamento domiciliar. As recomendações seguirão o protocolo já estabelecido desde o início do monitoramento do paciente.

A prefeitura de Rondonópolis divulgou, na 3ª feira, que um morador, que fez viagem internacional, está com Covid 19. Mas, oficialmente, o caso ainda não é confirmado pela secretaria estadual de Saúde nem o ministério.

Nesta quinta-feira, a secretaria divulgou a notificação de 59 casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso. Até o momento, as equipes de vigilância monitoraram um total de 87 ocorrências no estado, sendo que 11 casos foram descartados e 17 foram excluídos por não preencheram critérios de definição de caso para COVID-19.  Em Cuiabá, de 28 casos suspeitos, 4 foram descartados e 1 excluído. Em Rondonópolis são 4 suspeitos e 1 excluído. Em Várzea Grande há 3 suspeitos, em Lucas do Rio Verde agora são 2 suspeitos, Sinop 1. Há casos sendo investigados em mais 14 cidades.

A secretaria adjunta de Comunicação do governo do Estado informa que os sites da secretaria de Saíde e do ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.