Cortar árvores nos espaços públicos urbanos sem autorização prévia é crime e pode gerar multas. Este é o alerta que a Prefeitura de Lucas do Rio Verde dá aos cidadãos, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Os motivos para a remoção de árvores podem ser os mais diversos, desde um bloqueio à visão, passagem no meio de garagem, até mesmo a sujeira causada pela queda de folhas, flores e frutos.

Mas é necessário saber como agir corretamente para não cometer crimes ambientais e ainda estar dentro das normas municipais.

O primeiro passo é solicitar um requerimento junto da prefeitura, pelo telefone: 3549-7175 ou pelo site: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-requerimentos/?text=agricultura-e-meio-ambiente 

Nele alguns dados relevantes sobre o motivo pelo qual se deseja cortar as árvores devem ser preenchidos pelo cidadão. Em seguida, os fomulários passam por uma análise minuciosa pela equipe de fiscais ambientais, incluindo visita in loco, com registros fotográficos do local.

O processo de análise leva cerca de 7 a 10 dias, até chegar a um resultado final, como deferido ou indeferido. Vale reforçar que a responsabilidade da retirada das árvores é totalmente do solicitante, sob a promessa de replantio de mudas para substituir a planta retirada.