O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon de Lucas do Rio Verde orienta que os consumidores devem ficar atentos a golpes envolvendo transações com empréstimos, chamado Golpe do Falso Empréstimo.

Neste tipo de golpe, os criminosos entram em contato oferecendo condições imperdíveis de empréstimo. A abordagem dos golpistas pode ser feita presencialmente ou até mesmo on-line. Ao longo da conversa com o consumidor, o criminoso informa os valores das parcelas e pede que seja feito o pagamento de taxas de forma antecipada, para que assim o cliente consiga fazer o saque do suposto empréstimo.

Logo que a vítima concorda com o que foi informado pelo golpista, ele é enganado e cai no golpe, não conseguindo de volta o dinheiro depositado e ficando sem o empréstimo.

Por isso, o Procon ressalta que as empresas certificadas pelo Banco Central não fazem esse tipo de cobrança, de taxas antecipadas para que o empréstimo seja liberado ou depósitos em contas de pessoas físicas.

Atenção redobrada

O consumidor precisa ficar atento para que não caia em golpes como esse, em que as condições da oferta são imperdíveis até para quem está negativado no mercado. Em muitos casos os criminosos usam desta situação para conseguir os dados pessoais das vítimas, como senhas, números de documentos e cartões.

O órgão orienta que o consumidor não forneça suas informações facilmente ou para desconhecidos e que desconfie de preços, promoções ou condições de empréstimos “imperdíveis”.

Caso você suspeita que tenha caído em um golpe, consulte o Procon para orientações ou denúncias.

A unidade de Lucas do Rio Verde atende presencialmente de segunda a sexta-feira, de 7h às 13h, na Galeria Central de Serviços. O contato pode ser feito também pelo Whatsapp (65) 99225-4188 ou pelo telefone (65) 3548-2522.