Prefeitura inicia procedimento para implantar sistema vertical no cemitério de Lucas

A prefeitura de Lucas iniciou a implantação de um sistema de sepultamento vertical no cemitério municipal Jardim da Paz, localizado no bairro Jardim das Palmeiras. A administração abriu pregão eletrônico para contratar uma empresa que vai fornecer as peças pré-moldadas que serão usadas nas obras.

As peças que a prefeitura vai comprar serão utilizadas para fabricação de 200 gavetas e 192 nichos para sepultamento, divididos em dois blocos. Além do transporte, a empresa fornecedora também terá que enviar técnicos a Lucas do Rio Verde para treinar a equipe de montagem.

As propostas das empresas foram recebidas no último dia 1, no entanto, o pregão eletrônico ainda não foi homologado. O prazo de vigência do contrato será de 12 meses. Neste período, a prefeitura poderá fazer a requisição das peças e a empresa vencedora do certame terá 60 dias para entregar as peças. O investimento estimado é de até R$ 336 mil.

O terreno do cemitério, com 30 mil metros quadrados, passou a ser ocupado a partir de 1998, quando houve o traslado dos restos mortais do antigo cemitério existente próximo ao centro da cidade. Atualmente, conta com cerca de 3 mil sepulturas, que ocupam em torno de 80% da área.

A prefeitura informou, no final do ano passado, que a média é de 20 sepultamentos por mês. Com isso, estima que o espaço para quase mil sepulturas ainda existente esteja totalmente ocupado em mais ou menos três anos e meio. Por este motivo, decidiu implantar o novo sistema vertical, com 22 blocos de 80 gavetas cada, totalizando 1.760 vagas, o que permitirá dobrar o prazo previsto para a ocupação completa da área.