Prefeitura de Lucas do Rio Verde garante apoio e cuidado aos animais

Preocupada em garantir apoio e os cuidados necessários aos animais, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde tem buscado soluções e oferecido atenção necessária. Atualmente, a Administração conta com serviço de castração, oferta gratuita de vacina e destinação de recursos às ONGs.

É de responsabilidade do poder público proteger a fauna e a flora, e a proteção ao meio ambiente também envolve a proteção aos animais. Para auxiliar nas despesas das entidades que cuidam de animais abandonados, a prefeitura firma convênio com as associações que têm como finalidade acolher, adotar, manter, amparar, auxiliar, dando abrigo, alimentação e assistência veterinária para cães e gatos de rua e abandonados ou desamparados.

Neste ano, a Associação de Manutenção e Protetores de Animais de Rua e Abandonados (Ampara) receberá recursos na ordem de R$ 48 mil, que deverão ser utilizados para manutenção da entidade, compra de ração, medicamentos, materiais e produtos de limpeza, além de pagamentos de serviços veterinários.

A Associação Luverdense de proteção, adoção e tratamento de animais sem lar (Alpatas) também é beneficiada com recursos do poder público desde o início da gestão do prefeito Luiz Binotti, em 2017, sendo este ano já destinados R$ 57 mil para ajudar no custeio dos serviços e nas despesas da entidade.

Além do auxílio às ONGs, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde oferece uma alternativa para o controle populacional e de zoonoses com a realização de cirurgias de esterilização de cães e gatos fêmeas na área urbana do município.

De acordo com a Secretaria de Saúde, podem ser beneficiados os animais pertencentes à famílias de baixa renda e animais albergados nas entidades cadastradas. Neste sentido, será priorizado o atendimento de famílias que estejam recebendo benefícios sociais provenientes dos governos Federal, Estadual ou Municipal, registrados na Secretaria Municipal de Assistência Social, no Cadastro Único Nacional para programas sociais e/ou enquadradas como de baixa renda segundo classificação do IBGE ou Governo Federal.

Os interessados em se inscrever no projeto de castração devem ir até a Vigilância Sanitária, que fica na Avenida Mato Grosso, rotatória da Rosa Mística.

VACINAÇÃO
De forma gratuita, o Município oferta cerca de 12.500 doses de vacina antirrábica à disposição da população para imunização de cães e gatos. É muito importante que os proprietários façam sua parte e vacinem seus animais domésticos porque a raiva humana tem uma evolução para óbito muito rápida.

A vacinação antirrábica será realizada neste sábado (31) com vacinas disponíveis em todos os PSFs.