Prefeitura de Lucas do Rio Verde estuda um novo projeto para iluminação pública

Preocupada em melhorar a iluminação das vias e gerar mais economia, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, através da Secretaria de Planejamento e Cidade, abriu um edital de chamamento público com objetivo de realizar um estudo viável e de longo prazo para iluminação pública.

O estudo visa a troca de lâmpadas de maior consumo por lâmpadas mais modernas, como as de LED, que são mais econômicas. A iluminação pública, além de facilitar o tráfego durante a noite, está diretamente ligada à segurança dos cidadãos, prevenindo a criminalidade em geral e embelezando as áreas de lazer e paisagens da cidade.

Duas empresas manifestaram interesse e apresentaram planos para modernização, instalação e manutenção da infraestrutura da rede. Além disso, os planos também contemplam a parte econômica, que pode corresponder em até 60% menos gastos de energia. O estudo também tem intenção de conciliar a arborização das vias e uma iluminação adequada, usando alternativas de baixo custo, com tecnologia e qualidade.

“Em alguns casos, em Lucas do Rio Verde, os postes são bem altos e as árvores grandes acabam atrapalhando a iluminação das vias. Estamos estudando as propostas e, entre os projetos, procuramos também uma alternativa para ajustar estes locais e melhorar para os moradores”, explicou o secretário interino de Planejamento e Cidade, Welder Sean Maciel.

A ideia, conforme o secretário, é que o novo sistema de iluminação pública seja integrado com o controle de todas as lâmpadas em um só local, o que irá facilitar a manutenção da rede.

“Com esse projeto, a cidade ficará ainda mais bonita, uma vez que a LED oferece cores e iluminação mais viva, além de proporcionar uma economia no bolso do consumidor. Vamos estudar todas as propostas para chegar ao melhor projeto para Lucas do Rio Verde”, completou Welder.