Prefeitura avança na universalização do esgotamento sanitário

Para dar continuidade à universalização do esgotamento sanitário em Lucas do Rio Verde, equipes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) começaram na manhã desta quarta-feira, 18, a instalar a tubulação da rede mestre de captação na Avenida dos Desbravadores, na altura da rotatória de acesso à MT-449 (Monumento da Preciosa).

O trecho, de aproximadamente seis quilômetros, terá um investimento acima de R$ 2 milhões e se estenderá desde a rotatória da Avenida Universitária, no bairro Parque das Emas V, vindo pela Avenida dos Desbravadores até o local onde está sendo construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), ao lado das lagoas de decantação, nos fundos do Bairro Industrial.

“O nosso objetivo é deixar tudo pronto para fazer, de imediato, captações do Parque das Emas V, do Bandeirantes IV e V e do Loteamento Dalmaso, uma vez que nestas áreas já existe rede de esgoto e, mais tarde, bastará apenas interligar”, explica o secretário de Obras e Infraestrutura, Gerson Franke, que acompanha o início dos trabalhos.

Além do mais, disse ele, “a preparação dessa rede mestre ocorrerá paralelamente à construção da ETE para que quando a estação estiver pronta para darmos início ao tratamento do bairro Menino Deus, também possamos começar a fazer o tratamento desses bairros”.

Segundo o prefeito Luiz Binotti, o projeto de universalização da rede de captação trará benefícios imediatos à qualidade de vida da população luverdense, valorizará imóveis e representará economia de recursos hoje destinados a tratamentos de doenças provocadas pela falta de saneamento básico. “Sabemos que tratamento de esgoto é tratar da saúde. Cada real investido representa cerca de quatro reais economizados na saúde e que poderão ser destinados à educação ou para outras áreas”, observa.

Atualmente, Lucas do Rio Verde conta com cerca de 30% de cobertura da cidade com coleta e tratamento de esgoto sanitário, o que representa aproximadamente 6,5 mil ligações.