O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz Ribeiro prorrogou hoje decreto que determina toque de recolher, das 23h às 5 horas. Com isso, as empresas poderão funcionar observando o horário de funcionamento descrito no alvará, desde que não ultrapasse às 22h. O documento permanece em vigor até 25 deste mês. Hoje, conforme o município subiu para o risco “muito alto” de contaminação da Covid.

O transporte coletivo continua com o funcionamento das 5h às 23h, com 100% da capacidade, e das 23h às 5h com 70% do serviço em funcionamento, somente com passageiros regularmente sentados. É proibida a permanência de passageiros em pé.

Mantém a determinação de fiscalização do cumprimento das medidas. Além da aplicação da multa já prevista, a fiscalização poderá determinar o fechamento do comércio pelo prazo de 3 a 10 dias e, em caso de reincidência, o fechamento será de 10 dias de forma imediata.

O documento descreve os protocolos de biossegurança que devem ser cumpridos por todos os estabelecimentos. Eventos sociais, corporativos e religiosos no geral estão autorizados, porém respeitando as medidas sanitárias, bem como seguindo o limite de capacidade máxima de até 50% do ambiente e o espaçamento de 1,5 m entre pessoas.

Continua autorizado o retorno gradativo e escalonado das atividades presenciais das instituições públicas municipais de ensino que ofertam a educação infantil (Infantil IV e V) e ensino fundamental, respeitando a capacidade máxima de até 50% da sala de aula.As atividades presenciais em creches públicas municipais se mantêm suspensas. As instituições privadas de ensino seguem autorizadas, mas também seguindo as normas sanitárias vigentes.

Os parques públicos municipais poderão ser frequentados, respeitado o distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas, uso de máscara obrigatório. Segue proibido o acesso aos parques infantis localizados nesses espaços.A Polícia Militar e demais órgãos de segurança ficam autorizados a dispersar aglomerações em estabelecimentos comerciais, locais públicos, praças, parques e canteiros das avenidas. Poderão ser aplicadas multas e sanções cíveis cabíveis pelo descumprimento das medidas restritivas.

Oprefeito Leandro Félix (PSL) se reuniu, esta tarde, com o comitê de enfrentamento à Covid e definiu toque de recolher entre às 23h e 05h (estava sendo entre meia noite e 05h). Neste período, o comércio pode funcionar respeitando medidas de biossegurança, como limitação do ambiente e espaçamento de 1,5 metro entre clientes.