Prefeito Binotti cria Comitê Econômico de Enfrentamento ao Coronavírus

Preocupado com a situação dos trabalhadores e das empresas luverdenses, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, assinou, nesta quarta-feira (25), o Decreto Municipal nº 4.686/2020, que altera a composição do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e cria um comitê específico para tratar de assuntos econômicos.

Fazem parte deste novo comitê representantes do Poder Público (Prefeitura e Câmara), representantes de entidades e instituições (Sindicato Rural, OAB, Associação dos Contadores, Acilve, CDL, Cearpa e Acemat) e representantes do Corpo de Bombeiros e das Polícias Civil e Militar.

À esta nova comissão compete planejar, coordenar e controlar as medidas econômicas durante a pandemia do Coronavírus (COVID-19), incluindo a análise de cada setor e categoria profissional sobre a flexibilização da abertura do comércio, o que deve acontecer a partir da próxima semana.

Já a partir de hoje, por solicitação das entidades representativas do comércio, as empresas com serviços relacionados à indústria, auto peças, transporte, logística, oficinas, borracharias, etc., podem funcionar em delivery e plantão, sem atendimento ao público e tomando as medidas de higiene conforme protocolos da Vigilância e do Ministério da Saúde.

Além disso, compete ao novo comitê realizar reuniões a qualquer momento e explanações para o esclarecimento de ações; adotar medidas necessárias com o objetivo de cumprir os Decreto Municipais de prevenção e combate ao contágio do Coronavírus; entre outros.

Quanto ao comitê já existente, criado por meio do Decreto Municipal nº 4.667/2020, que já contava com representantes do Poder Público, profissionais de saúde e representante do Corpo de Bombeiros, foram incluídos novos membros: representantes do Ministério Púbico, do Poder Judiciário, da Defensoria Pública, da empresa BRF e representantes da Associação Médica de Lucas do Rio Verde.

Os comitês têm debatido diariamente todas as questões levantadas quanto à prevenção do Coronavírus, inclusive sobre funcionamento de comércios e indústrias, sobre isolamento social, sobre a realidade local, levando em consideração os critérios e protocolos do Ministério da Saúde.