Polícia apreende em Lucas do Rio Verde pássaro sendo transportado sem documentação

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, ontem à tarde, uma curió sendo transportado numa gaiola por um homem, de 36 anos, em uma Honda Titan Fan preta, durante abordagem no quilômetro 691da BR 163, em Lucas do Rio Verde.

O pássaro era transportado sem anilha. O acusado informou que ganhou a ave de um amigo, que tem aproximadamente dois meses, mas não é criador autorizado, motivo pelo qual não possui autorização para transporte.

A ausência de anilha, da relação de passeriformes e de autorização para transporte estão em desacordo com a Instrução Normativa, que dispõe sobre o manejo da fauna silvestre brasileira que será coordenado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), para todas as etapas relativas às atividades de criação, reprodução, comercialização, manutenção, treinamento, exposição, transporte, transferências, aquisição, guarda, depósito, utilização e realização de torneios.

Além do termo de compromisso de comparecimento em juízo, foi feito o termo de apreensão e encaminhamento da ave juntamente com o material para Diretoria de Unidade Desconcentrada da Sema em Sinop.