Novo horto municipal é inaugurado em Lucas do Rio Verde

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, inaugurou o novo Horto Municipal Engenheira Agrônoma Cleusa Inês Ceolin Buzanello que fica aos fundo do espaço do Empreendedor, próximo a Fundação Rio Verde.

A área possui extensão de 10 hectares e será utilizada para a produção de plantas ornamentais e flores que irão enfeitar as vias públicas, parques, praças, jardins e prédios públicos, de forma a preservar a paisagem e o embelezamento da cidade. Além disso, as mudas de arvores nativas e frutíferas irão florestar as matas ciliares de cursos e nascentes de água e desenvolver programas educativos, de lazer e recreação junto às escolas e à comunidade.

“Saímos de uma área de um sexto de hectare para uma área bem maior de dez hectares. Nós estávamos com o espaço muito pequeno, esprimido e agora temos esse local gigante que o prefeito Binotti nos permitiu construir. Esse horto ficará por muitos e muitos anos no local e temos espaço disponível para aumentar caso haja necessidade”, afirma o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Albieri.

O Secretário ainda destaca que a construção do horto foi feita com materiais reutilizados e com mão de obra da própria prefeitura. “A maioria da estrutura que utilizamos aqui foram de madeiras que ganhamos junto ao Ibama, utilizamos também restos da obra da Expolucas que passou por reforma, também usamos o piso de paver da antiga feirinha para fazer as divisórias dos canteiros, inclusive nossos servidores ajudaram na mão de obra da construção, fizemos o máximo possível para economizar, porque sabemos que isso é respeito com dinheiro público”, diz o secretário.

Para o prefeito, Luiz Binotti, o novo horto vai reduzir custos e manter a beleza da cidade. “Nós temos o objetivo de economizar o máximo, aproveitar bem o recurso público. Há muito tempo o município já possui o horto, mas nesse novo espaço poderemos produzir muito mais mudas. O município está crescendo e com esse espaço amplo poderemos atender todas as necessidades de nossa cidade com um custo menor, mantendo a beleza e cuidando do meio ambiente”, acrescenta o prefeito.

O novo horto recebeu o nome da engenheira agrônoma Cleusa Inês Ceolin Buzanello, que foi servidora da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de 2003 a 2015, quando faleceu em decorrência de um acidente de trânsito em viagem a trabalho. Cleusa estava à frente de projetos de paisagismo e reflorestamento e se preocupava com meio ambiente de nosso município.