Moradores de Lucas do Rio Verde vão visualizar eclipse do sol, diz astrônoma

Foto: Divulgação

Os moradores de Lucas do Rio Verde e outras 10 cidades de Mato Grosso vão conseguir acompanhar o eclipse parcial do sol, que está previsto para ocorrer a partir das 15h do dia 2 de julho. A confirmação é da professora doutora em astronomia pela Universidade de São Paulo (USP), Telma Cenira Couto da Silva.

Segundo Silva, apenas o eclipse solar parcial poderá ser visto na maioria do país quase ao final da tarde, porém, na maior parte das cidades brasileiras o sol irá se pôr antes que o eclipse parcial termine. A América do Sul o eclipse solar será total apenas numa pequena região do Chile e da Argentina. Em Lucas do Rio Verde o mesmo poderá ser visto entre as 16h05 e as 18h28.

O próximo eclipse solar visível no Brasil acontecerá em 14 de dezembro de 2020, e novamente será apenas um eclipse solar parcial. Nessa data a região mais a sul do Brasil conseguirá observar todo o eclipse parcial do Sol, mas, em Manaus, por exemplo ele não será observado. Naturalmente, qualquer observação do céu depende de condições climáticas favoráveis no dia.