Inaugurado em Lucas do Rio Verde primeiro centro de triagem de animais silvestres de Mato Grosso

- Publicidade -

A inauguração do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) foi inaugurado, há pouco, em Lucas do Rio Verde. O prédio foi construído numa área aberta próximo de uma mata. A obra é uma parceria com a secretaria de Meio Ambiente (Sema), prefeitura, Ministério Público e a ONG Amibem. O local terá ambientes para produção de alimentos aos animais, espaço administrativo e ambulatório. Foram investidos  mais de R$ 475,5 mil.

“Esse é o primeiro centro de triagem de animais silvestres do Estado de Mato Grosso. É uma parceria com o Ministério Publico, Sema. Conseguimos um recurso. A prefeitura entrou com terreno e entidades também colaboraram. Estou muito feliz por estar entregando essa obra. É uma pena porque não podermos fazer uma grande instauração por conta da pandemia. Vai ser um local que poderão vir todos os animais silvestres que forem resgatados com algum ferimento.. Eles serão cuidados. Estamos ‘plantando’ uma semente para quem sabe no futuro ter um curso de medicina veterinária”, disse o prefeito Flori Luiz Binotti, em entrevista coletiva.

- Publicidade -

A representante da Amibem, Rose Spindler disse que em Mato Grosso existe um déficit muito grande no atendimento dos animais silvestres. “Vamos administrar o Cetas. Esse projeto surgiu da Ong e foi com a contribuição de cada um que conseguimos terminar. Desde 2015, temos uma parceria com os bombeiros em receber os animais e tratá-los. Depois que se recuperam são soltos. Hoje, trabalham mais de 50 voluntários”.