Frente fria avança e também deve chegar em Mato Grosso; Sinop, Sorriso e Lucas com mínima de 14°

Uma intensa e grande frente fria deve avançar essa semana trazendo uma massa de ar frio de origem polar atingindo praticamente metade do país, com diferentes graduações, inclusive Mato Grosso. De acordo com o Instituto Climatempo, a expectativa é de que a onda seja a mais forte de 2020 e permanece de hoje (em alguns locais), até o próximo dia 23.

Em Sinop, o calor ainda deve ser forte até amanhã, com máxima de 37°, mas a partir de quinta a previsão é de mínima de 21, não passando de 34. Já na sexta, os termômetros podem marcar 15, sábado 14 e domingo 17. A máxima não passa dos 28° e não há possibilidade de chuvas.

Em Sorriso e Lucas do Rio Verde a situação deve ser parecida. O calor predomina até amanhã, mas na quinta os termômetros podem marcar até 21°. Também não há, no entanto, possibilidade de chuva, mas os ventos podem chegar a 34 km/h, na sexta-feira. Nos outros dias devem permanecer na média de 25 km/h.

Em Nova Mutum, a diferença já começa ser sentida amanhã, com mínima de 22°. Na quinta-feira deve ser de 20, não passando de 33 graus. Já na sexta, pode fazer até 14º e sábado a previsão é de até 13°, não superando os 27. No domingo e segunda-feira, a temperatura continua baixa, com os termômetros marcando 16°. Os ventos podem atingir 32 km/h.

Em Guarantã do Norte, a mínima também pode chegar aos 14 no final de semana, e máxima de 28, sem possibilidade de chuvas. Já em Alta Floresta, os termômetros podem marcar mínimas de 16 a partir de sexta-feira, não passando dos 29. Os ventos devem ser de até 26 km/h durante as noites.

Já em Cuiabá, que pode registrar até 41 graus na quarta-feira, a o frio também chega com intensidade, derrubando a mínima para 15 na quinta, não passando dos 28. Na sexta, a capital pode registrar 11 graus, com 40% de chances de chover de manhã e à noite. No domingo a mínima é de 10°. Em Tangará da Serra, os termômetros podem atingir 9 graus na sexta e sábado, e 12 no domingo. Há possibilidade de garoas, acompanhadas de fortes ventos. O frio permanece até segunda-feira, com 16.

No Sul do Estado, em Rondonópolis, hoje já pode fazer 21 graus. No final de semana, a mínima deve ser de 10, com máxima de 27. Também pode chover. Em Várzea Grande, o Climatempo prevê situação parecida, com a temperatura voltando a subir somente a partir de terça-feira. A queda, no entanto, deve ser sentida somente a partir de quinta-feira.

Apesar da queda ‘geral’, Chapada dos Guimarães ainda deve ser o município a sentir com maior intensidade a frente fria. Amanhã a previsão é de 20, porém com máxima ainda na casa dos 39. Nos próximos dias, entretanto, a queda deve ser maior, com mínima de 8 graus na sexta com chuvas e ventos, de 7° no sábado e 8 novamente no domingo, não passando de 23. A situação deve ‘amenizada’ na terça, com 22 podendo chegar a 39.

Conforme o Climatempo, ainda há risco de neve e outras precipitações de inverno no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nestes estados, além do Mato Grosso do Sul e São Paulo também há possibilidade de geadas.