Fórum é inaugurado e 2ª Vara do Trabalho é instalada em Lucas do Rio Verde

A nova sede do Fórum Trabalhista foi inaugurada, ontem à noite, na avenida Rio de Janeiro, Parque dos Buritis. Foram investidos R$ 4,8 milhões em 4,7 mil m² de área construída e é a primeira da Justiça do Trabalho no país a ter seu projeto classificado com o Selo A de eficiência energética por ser  autossustentável gerando sua própria energia através de placas solares.  A construção foi em parceria da prefeitura de Lucas do Rio Verde e o Tribunal Regional do Trabalho.

A presidente do TRT Mato Grosso, Eliney Veloso, disse que a nova sede é um feito histórico para o município e região. “É uma obra que foi pensada nos mínimos detalhes para que pudesse ser sustentável. É uma obra construída em tempo recorde, em apenas 10 meses”. Ela destacou ainda que a construção do novo prédio possibilitou a instalação da 2ª Vara Trabalhista visando agilizar as decisões judiciais aos processos ajuizados por trabalhadores. “Lucas do Rio Verde é maior unidade judiciária no Estado de Mato Grosso com maior volume processual e maior número de juízes. Era a única vara a possuir três magistrados. Era uma necessidade da sociedade luverdense, que agora, passa a ter mais municípios na sua jurisdição”.

A justiça trabalhista se instalou em 2011 em Lucas do Rio Verde e a demanda crescente pelos serviços da unidade já levaram a uma ampliação do atual local de funcionamento. A média trienal de 2,5 mil processos faz dela a maior vara do Estado em número de casos novos.

Os juízes André Simionatto e Helaine Queiroz serão, respectivamente, os titulares da 1ª e da 2ª varas. Simionato considera que a “justiça do Trabalho tem esse propósito de oferecer o melhor. A estrutura é melhor do que imaginávamos. Tenho certeza que vamos desenvolver um trabalho de excelência dando continuidade e melhorando no  que for possível. Lucas do Rio Verde é uma cidade que já é referência por uma séria de questões. A excelência da Justiça do Trabalho na prestação de serviços também é um referencia”.

De acordo com o presidente da OAB  de Lucas do Rio Verde, Edenilson Zanardini com as duas varas instaladas o trabalho será muito mais efetivo.  “A justiça trabalhistas já é célere no tempo de tramitação dos processos. Estamos sendo privilegiado. É o prédio mais moderno e sustentável do país. Energia solar e todo sistema modernizados. A população terá uma atendimento adequando que merece”

Conforme Só Notícias já informou, a prefeitura doou a área com cerca de 5 mil m² e ficou responsável pela terraplenagem e compactação do solo. O prefeito Luiz Binotti definiu a parceria com o TRT para a construção do novo fórum.

O senador Wellington Fagundes também participou da solenidade.