O Município de Lucas do Rio Verde informa a todos os cidadãos que, no momento, imuniza:

– Pessoas acima de 18 anos, que possuem comorbidades e já fizeram o pré-cadastro no Site da Prefeitura (clique aqui para realizar o cadastro)
– Pessoas com 52 anos completos ou mais, sem comorbidades (chamamento feito por faixa etária decrescente, à medida que mais doses são recebidas para essa finalidade)
– Profissionais da Educação (chamamento feito por meio de lista nominal)
– Gestantes e puérperas (convocação à medida em que novas doses permitidas são recebidas e destinadas à esse público-alvo)
– Lactantes (devem deixar o nome no PSF de origem para entrar em uma lista de espera para esse público-alvo. A convocação será feita pelo PSF).
– Pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas ou não no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 18 a 59 anos de idade

RECOMENDAÇÕES À GESTANTES E PUÉRPERAS:

Gestantes e puérperas com ou sem comorbidades possuem a restrição das marcas AstraZeneca e Janssen pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, foi liberado o uso de vacinas das marcas Coronavac e Pfizer.

A nova atualização do Plano de Vacinação do Ministério da Saúde determina que esse grupo prioritário deve apresentar uma indicação médica para obter o recebimento da vacina. Um modelo de Prescrição Médica já está disponível no site da Prefeitura neste link.

QUEM JÁ FOI IMUNIZADO?

– Idosos acima de 60 anos de idade
– Pessoas com Síndrome de Down (acima de 18 anos)
– Pacientes de hemodiálise (acima de 18)
– Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas (incluindo Guarda Municipal), por meio de lista nominal
– Profissionais da Saúde
– Profissionais da Educação até Ensino Médio

Cada grupo possui uma determinação diferente para a vacinação. Alguns por convocação de faixa etária, por pré-cadastro, ou ainda por meio de lista nominal advinda de órgãos responsáveis (como é o caso de profissionais de Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas e profissionais da Educação).

Se você faz parte de algum dos grupos que já foram vacinados mas ainda não recebeu a imunização, procure informações com a Vigilância em Saúde, das 7h às 11h, pelo telefone (65) 3548-2502.

PRÓXIMOS PASSOS:
Apesar de ter sido divulgado pelo Governo do Estado e do interesse em ampliar a vacinação para além dos grupos acima citados, até o momento não foram enviadas doses destinadas aos públicos de: caminhoneiros, profissionais da indústria e trabalhadores da imprensa.

A sequência da prioridade é definida pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. No entanto, o envio, quantidade e finalidade das doses, é de responsabilidade do Governo do Estado, por meio de resoluções recebidas semanalmente. Cabe aos municípios, receber e aplicar as doses seguindo as diretrizes das documentações oficiais.

A Secretaria de Saúde informa que não é possível saber com antecedência qual será o próximo grupo contemplado, mas que as resoluções do Estado tem seguido predominantemente a ordem do Plano Nacional. Clique aqui para ver a lista completa das prioridades do Ministério da Saúde e acompanhe os canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Lucas do Rio Verde para mais informações.

IMPORTANTE:
– Mantenha os dados atualizados. Se você já fez o pré-cadastro no site ou deixou seu nome no PSF de origem, mantenha os dados de contato em dia.

– Pessoas com comorbidades devem fazer o pré-cadastro no site da Prefeitura, até o dia 30 de junho, às 18h. A Saúde informa que após o prazo de encerramento não deixará de vacinar as pessoas desse grupo, no entanto, quem não fizer o pré-cadastro por comorbidades será vacinado pela convocação de faixa etária, quando sua idade for chamada.

– Em “Transparência”, você pode acompanhar todo o processo de recebimento e destinação de doses do município pelos documentos oficiais do Ministério da Saúde e Governo do Estado de Mato Grosso. No “Vacinômetro”, todas as doses já aplicadas e à quais públicos foram destinados. Demais informações sobre o panorama atual da vacinação contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde, clique em https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/coronavirus

A vacina é proteção individual e coletiva. VACINE-SE.