Consórcio de Saúde realiza mais de 1.500 consultas oftalmológicas em 2019

Os dados foram apresentados durante assembleia com a participação dos prefeitos dos 15 municípios que integram o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires.

Na prestação de contas, referente ao primeiro semestre de 2019, 1.540 consultas de oftalmologia e mais de 700 cirurgias de Catarata e Pterígio, realizadas em regime de mutirão.

O presidente do Consórcio, prefeito de Itanhangá, Edu Pascoski, ressaltou que os procedimentos médicos foram realizados em pacientes de quase todos os municípios do consórcio.

“Graças a união dos prefeitos e ao trabalho da equipe do consórcio, estamos conseguindo avançar e reduzir significativamente as filas de espera por consultas e cirurgias, em todos os municípios.”

Os procedimentos estão sendo realizados em Sorriso, uma vez que a empresa ganhadora da licitação instalou uma estrutura no município, para atender os pacientes encaminhados pelo consórcio.

A secretária-executiva Solimara Moura ressaltou que a abertura da clínica facilitou ainda mais para os pacientes, que antes realizam os procedimentos nos municípios polos ou em Cuiabá.

Para o mês de agosto, um novo mutirão de cirurgias de Catarata e Pterígio está sendo organizado. A meta é superar o número de procedimentos realizados no ano passado.

“Com os mutirões de consultas, estamos agilizando os atendimentos e avaliando os pacientes que necessitam de cirurgias. Em 2018, foram mais de 900 cirurgias, este ano, já passamos de 700”, destacou Solimara.

A seleção dos pacientes é realizada pela Central de Regulação de cada município, de acordo com o tempo de espera e as características de cada paciente.

O Consórcio de Saúde é responsável pela contratação da empresa e organização do mutirão.

Ascom/CPS Vale do Teles Pires