Consórcio de Saúde intensifica mutirões de saúde para reduzir a espera dos pacientes

O Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires realizou no fim de semana, mais um Mutirão de Cirurgias Oftalmológicas. Foram realizadas 123 cirurgias de Pterígio, entre sábado e domingo (14 e 15).

Os procedimentos foram realizados em Sorriso, beneficiando pacientes dos municípios de Sorriso, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Santa Rita do Trivelato, Ipiranga do Norte e Tapurah.

Segundo a secretária-executiva do Consórcio, Solimara Moura, somente este ano, foram realizados vários mutirões em duas áreas. Além da oftalmologia, consultas e exames na área de otorrino.

Entre cirurgias de Catarata e Pterígio foram 1.134 procedimentos e mais de duas mil consultas com o oftalmo. Na área de ouvido, garganta e nariz, foram 418 consultas e 180 exames.

“Os resultados são muito bons. As Secretarias de Saúde levantam a demanda, entram em contato com os pacientes, o consórcio organiza e os profissionais vão até os municípios, com toda a comodidade para os pacientes.”

Além das consultas e exames na área de otorrino, os municípios também estão avaliando a demanda e os custos para a realização de cirurgias.

De acordo com o presidente do Consórcio de Saúde, prefeito de Itanhangá, Edu Pascoski, com a realização de mutirões, os municípios grandes conseguiram reduzir a fila de espera e os pequenos, zerar.

Ipiranga do Norte não possui mais filas de espera para cirurgias de Catarata e Pterígio, União do Sul, Ipiranga do Norte, Itanhangá e Feliz Natal zeraram a fila de espera para consultas na área de otorrino.

Somente em Feliz Natal, foram 85 consultas realizadas este mês. Segundo o presidente Edu Pascoski, o objetivo do consórcio foi comprido, levar saúde as pessoas que mais precisam.

“Só temos a agradecer aos prefeitos pela união e pelo entendimento, a gestão compartilhada dos recursos é o caminho e nós ficamos felizes pelo resultado do trabalho.”

Ascom/CPS Vale do Teles Pires