Consórcio de Saúde inicia mutirão de consultas e exames nesta quinta-feira

O Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, entidade que integra 15 municípios da Região Médio-norte de Mato Grosso, inicia nesta quinta-feira (05) o mutirão de consultas na área de otorrino (ouvido, nariz e garganta).

O mutirão serão realizado, inicialmente, em cinco etapas, beneficiando mais de 600 pacientes em oito municípios. O primeiro mutirão será realizado em Nova Mutum.

Serão ofertadas 145 consultas e 30 exames, beneficiando também pacientes de Santa Rita do Trivelato. A secretária-executiva Solimara Moura explica que o mutirão é uma estratégia eficaz para chegar até a população e reduzir a espera pelo procedimento.

“A Central de Regulação de cada município faz a seleção dos pacientes que serão atendidos e uma equipe de profissionais vai até eles. O resultado tem sido muito bom, principalmente, para os pacientes.”

Os mutirões serão realizados também nos municípios de Sorriso (06/09), onde serão ofertadas 224 consultas e 41 exames, Feliz Natal (12/09), 85 consultas, Sinop (13/09), 122 consultas e cinco exames e Tapurah, 85 consultas, porém, sem data definida.

Além das consultas e exames, os municípios estão negociando por meio do consórcio, a realização de cirurgias na área de otorrino. A previsão inicial é de 80 cirurgias.

No último fim de semana, o consórcio realizou em Sinop aproximadamente 180 cirurgias, entre Catarata e Pterígio. Foram atendidos pacientes dos municípios de Feliz Natal, Santa Carmem, União do Sul, Cláudia e Vera.

Segundo o presidente do Consórcio de Saúde, prefeito de Itanhangá, Edu Pascoski, os avanços na área da saúde é resultado da união entre os municípios.

“Graças a parceria entre os prefeitos, por meio do trabalho do consórcio, estamos conseguindo investir melhor os recursos e atender a população com mais rapidez. Ganha o município, que faz economia e ganha a população, com mais saúde.”

Ascom/CPS Vale do Teles Pires