Confirmada a instalação do campus da Unemat em Lucas do Rio Verde

O prefeito Luiz Binotti confirmou, através de uma rede social, que foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) a instalação do campus avançado da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), em Lucas do Rio Verde. “Recebi uma notícia maravilhosa. Foi aprovada, esta manhã, a criação da Unemat. Os jovens que mais precisam terão uma universidade pública definitiva”, afirmou.

O diretor Político, Pedagógico e Financeiro do Campus de Sinop da Unemat, Roberto Arruda, explicou que o Campus Avançado de Lucas do Rio Verde é o primeiro campus avançado da instituição, assim como em Rondonópolis. “O Campus Avançado tem uma estrutura própria, com cursos a serem ofertados por todos os demais campus da universidade, nós somos hoje em 13 e o campus avançado tem essa possibilidade de receber esses cursos. O campus de Lucas terá uma estrutura própria, com cursos a serem ofertados de várias modalidades, tanto de graduação quanto de pós-graduação, e esses cursos não impactam no orçamento da instituição porque nós podemos fazer a remoção temporária de professores e servidores para atendimento ao campus e esse professor pode ofertar naquele momento uma disciplina no campus avançado e outra disciplina no campus de origem. Então, nós estamos com essa possibilidade de Lucas do Rio Verde, ampliando nossa oferta sem nenhum custo adicional para a Universidade do Estado de Mato Grosso e para a prefeitura de Lucas”, declarou, através da assessoria.

Está sendo viabilizada pela prefeitura uma área de seis hectares, por meio de um termo de cessão de uso, que será destinada para a instalação do campus avançado. A construção será feita com recursos federais. A estimativa de quanto será investido não foi apontada.

A concepção do projeto arquitetônico ficará a cargo da Empresa Júnior, do curso de engenharia civil do campus da Unemat Sinop, que terá auxílio do corpo técnico da própria prefeitura. Agora, com a proposta de criação da unidade aprovada, a Escola Municipal Olavo Bilac deverá receber provisoriamente os cinco ou seis cursos que forem definidos de comum acordo entre a Unemat e a prefeitura.