Campus da Unemat é lançado em Lucas do Rio Verde; vestibular confirmado em 2020

Com a presença de alunos, professores e autoridades, foi promovida na tarde desta sexta-feira a cerimônia de lançamento do Campus Avançado da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) de Lucas do Rio Verde. A unidade criada no município é a primeira da instituição no Estado.

O campus foi aprovado na última quarta-feira (4), na Cidade Universitária em Cáceres, durante sessão do Consuni (Conselho Universitário) que é responsável por definir as estruturas financeira, orçamentária e patrimonial da instituição.

Para o prefeito Luiz Binotti, a aprovação é uma grande conquista para Lucas do Rio Verde depois de três anos de intensas negociações com a direção da Unemat. “Já em fevereiro vamos ter vestibular, provavelmente para dois cursos. No meio do ano mais uns três cursos, com uma programação de atender cerca de 250 alunos e mais 100 que já estão nos cursos de engenharia. Em 2021 poderão entrar mais 700 alunos, passando de 1 mil alunos nos próximos anos”.

O diretor político-pedagógico do Campus Regionalizado da Unemat/Sinop, Roberto Alves de Arruda, destacou que a Unemat nasce com a perspectiva de atender também o interior do estado de Mato Grosso. “O que mais pesou foi a necessidade, a gente faz uma organização da distribuição geopolítica da presença onde temos campus definitivo e nesse eixo de Lucas há um determinado vazio da universidade, então isso foi critério fundamental que utilizamos para fixar definitivamente a Unemat aqui”.

De acordo com a secretária de Educação, Cleusa De Marco, a partir de 2020 o município poderá contar com mais cinco cursos da Unemat. A escolha será feita por meio de uma pesquisa de opinião pública para identificar a preferência da população em cursos de ensino superior. O edital para contratar a empresa que vai realizar a pesquisa já está disponível e a licitação será no dia 9. A princípio há bastante solicitação para administração, psicologia, pedagogia e enfermagem.

“Agora vamos mobilizar nossa juventude para frequentar e sonhar com um curso superior sem precisar sair do nosso município. Queremos agradecer todas as pessoas que se envolveram nesse processo ao longo de tantos anos e ao prefeito Binotti que foi persistente e que fez parcerias para que pudéssemos chegar nesse momento da vinda definitiva da Unemat”.

Também participaram da cerimônia o deputado federal Neri Geller, o assessor de Gestão de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, professor doutor Roberto Vasconcelos Pinheiro, o diretor administrativo do Campus Regionalizado da Unemat/Sinop, Darlan Ribeiro Guimarães, o vereador Marcos Paulista, autoridades locais, secretários e servidores municipais.