Caminhada encerra o Mês de Prevenção ao Suicídio em Lucas do Rio Verde

Dezenas de pessoas participaram da Caminhada pela Vida, na manhã desta sexta-feira (27), na Avenida Mato Grosso.  A ação encerrou as atividades do Mês de Prevenção ao Suicídio em Lucas do Rio Verde.

A caminhada, realizada pela Secretaria de Saúde, em parcerias com as demais secretarias do município, teve como objetivo sensibilizar a sociedade e demonstrar o valor da vida. Estavam presentes na ação, representantes da saúde, educação, alunos e professores, servidores municipais, entidades e instituições do município.

Em meio aos participantes, o estudante Felipe Silva fala da importância de ações como a caminhada na conscientização, principalmente, de jovens em relação ao suicídio. “Com esse tipo de ação as pessoas percebem o quanto elas são importantes, então isso cria dentro dela um sentimento de valor na sociedade e nós estamos aqui para relembrar isso”, afirma o estudante.

O Secretário de Saúde Rafael Bespalez falou sobre as ações realizadas durante o mês nas unidades de saúde e a importância de ações de combate ao suicídio.  “Foram feitas palestras nas escolas, unidades de saúde, tudo para prevenir o suicídio que tem sido um mal recorrente. Os dados mostram que, em todo país, cerca de 32 pessoas tiram a própria vida todos os dias e isso é muito grave. E vale lembrar que, na maioria dos casos, não foi uma decisão repentina, pois a pessoa já vinha sofrendo intensamente a algum tempo, por isso é preciso conscientizar as pessoas que é possível combater esse mal e mostrar que ela tem com quem conversar”, ressalta o secretário.

A ação terminou na rotatória do Paço Municipal com os participantes soltando balões amarelos e cantando a música de valorização a vida.

Não guarde sentimentos ruins, caso precise conversar, o site do CVV– Centro de Valorização à Vida, oferece atendimento por e-mail, telefone e nos centros físicos, sempre mantendo o anonimato dos usuários. A ligação é gratuita através do número 188