Com a proposta de informar a população de Lucas do Rio Verde sobre os cuidados com a saúde do homem, com foco na campanha do Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde – por meio da Atenção Básica – está realizando, ao longo deste mês, além das ações nos PSFs, uma série de atividades em setores privados do município.

Nesta semana, por exemplo, houve atividades beneficiando os colaboradores das empresas Amazônia Máquinas e Implementos e ADM do Brasil. Teve também uma roda de conversa com os funcionários da Algodoeira Rio Verde. “Essas instituições, sensibilizadas em cuidar dos seus colaboradores, solicitaram esta parceria e nós prontamente nos colocamos à disposição. Trabalhar de forma coletiva sempre traz bons resultados”, disse a secretária de Saúde, a médica Fernanda Heldt Ventura.

Entre os temas abordados nos encontros estão: alcoolismo, tabagismo, câncer de pele, câncer de boca, câncer de reto, câncer de próstata, infecção sexualmente transmissível, uso do preservativo, diabete, hipertensão arterial, atividade física, orientação alimentar, benefícios das vacinas – além de como funciona o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, com consultas médicas, odontológicas e de enfermagem.

O enfermeiro Alex Brito, coordenador da Atenção Básica em Lucas do Rio Verde e responsável pelas atividades, explica que as ações buscam alcançar o máximo de luverdenses possível, quer seja no setor público ou no privado. “São bate-papos descontraídos, onde chamamos a atenção de centenas de homens sobre as complicações que podem ser provocadas, tanto no ambiente de trabalho como também no convívio familiar”, declarou o coordenador.

A campanha Novembro Azul surgiu em 2003, na Austrália, e tem como objetivo a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Durante o mês de novembro, governos, entidades públicas e privadas promovem ações para chamar a atenção para os cuidados com a saúde masculina.

<< Matéria anteriorConcessionária afirma iniciar ações paliativas para evitar alagamentos em travessias de Lucas do Rio Verde
Próxima matéria >>Lucas do Rio Verde realiza primeiras cirurgias bariátricas pelo SUS