Ruas e avenidas de Lucas do Rio Verde contarão com lombadas eletrônicas em 2021

Está na fase de homologação o processo para instalação de lombadas eletrônicas em Lucas do Rio Verde. Está prevista a implantação de dispositivos para redução de velocidade em 16 trechos de ruas e avenidas da cidade, em mais de 40 faixas monitoradas.

Os locais foram definidos após estudo técnico que detectaram excesso de velocidade acima do estabelecido para a via pública. “A lombada eletrônica é justamente para forçar os condutores a reduzirem a velocidade para dentro dos limites estabelecidos”, explicou o supervisor da Guarda Municipal, Fábio Medeiros.

Como determina a legislação, os locais serão identificados e os condutores flagrados em velocidade acima do permitido serão punidos.

Caberá à gestão que assumir o comando do município a partir do próximo dia 1 de janeiro a instalação dos equipamentos. Os radares, em forme de totem, possuem câmera fotográfica, que registra o veículo, e um painel digital que informa a velocidade desenvolvida no momento da passagem do veículo. “Para que fique bem nítido e identificado o veículo”, explicou Medeiros, esclarecendo que são registradas informações como dia e horário do registro.

Os radares deverão ser instalados em trechos das avenidas Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Avenida das Nações, Avenida Brasil, avenidas que recebem maior fluxo e permitem desenvolvimento de maior velocidade pelos condutores.

Antes de definir pela instalação desses dispositivos, a Guarda Municipal fez um levantamento usando radares moveis, quando foram identificados os locais onde os condutores excedem a velocidade máxima permitida para as vias.