Prefeitura confirma ampliação de reservatório para suprir demanda de água em Lucas do Rio Verde

O diretor municipal de Desenvolvimento Humano, Gilson Baitaca confirmou, hoje, que a prefeitura construirá o 24º poço para atender a demanda de água na região dos bairros Jaime Seiti Fujii e Parque das Américas. “Será interligado ao reservatório do Jaime, visando suprir esses pontos que em alguns momentos do dia o sistema entra em colapso e chega a faltar água, principalmente em trechos mais altos. Acredito que, em média de 15 dias, o problema estará sanado”, destacou. Não foi detalhado, no entanto, a capacidade nem o valor investido.

O diretor lembrou que também há problemas de falta de água afetando a região do Palmeiras, Veneza, Europa e proximidades, mas que também devem ser resolvidos. “Nossa produção e distribuição não estão sendo suficientes para demanda a partir do meio tarde em diante, e em alguns locais começa faltar ou a pressão é fraca”, acrescentou.

Dentre os fatores para o aumento dos problemas, de acordo com Baitaca, estão o momento de estiagem, além da pandemia do novo Coronavírus, já que as pessoas permanecem mais em suas residências e consequentemente o consumo é elevado. “Estamos há 81 dias sem chuva, e durante um período de isolamento. Aumentou o consumo de abril até agora. Temos, por exemplo, 20 mil alunos sem aula, que ficam em suas casas”, salientou.

“Sabemos que isso aumenta o consumo. A própria orientação dos órgãos de saúde é que as pessoas higienizam mais as mãos, mais vezes ao dia e isso acontece, automaticamente aumentando o consumo. Não é um uso racional para essa época de estiagem. Parte do sistema está estrangulado, no limite, as bombas estão funcionando 24 horas por dia”, emendou.