O município de Lucas do Rio Verde foi vencedor da etapa estadual do Prêmio Cidades Excelentes, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila. A iniciativa tem como objetivo reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros com o “Oscar da Gestão Pública”.

Entre as cidades com 30 a 100 mil habitantes, o município luverdense recebeu o principal destaque nos pilares: Cidades Excelentes 2021; Educação; e Infraestrutura e mobilidade urbana; além de ocupar a segunda colocação em Eficiência fiscal e transparência.

Para o prefeito Miguel Vaz, o reconhecimento mostra que o município está no rumo certo. “Estamos no caminho, mas ainda temos muito a percorrer, com investimentos e projetos voltados ao desenvolvimento econômico e qualidade de vida da população. O nosso objetivo, enquanto gestão, é devolver a comunidade e ofertar serviços de qualidade”, destacou.

Para a premiação, os municípios brasileiros foram divididos em três categorias: até 30 mil habitantes; 30 a 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes. Os dados foram reunidos com o uso de Inteligência Artificial e o desempenho de cada cidade foi analisado em 41 indicadores públicos ligados a cinco pilares diferentes: Educação, Saúde e bem-estar, Infraestrutura e mobilidade urbana, Desenvolvimento socioeconômico e ordem pública, e Eficiência fiscal e transparência.

Na primeira etapa, cada estado teve um vencedor por pilar dentro da sua categoria populacional. Os ganhadores foram selecionados de acordo com a pontuação no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país. Todo processo passou por uma auditoria da BDO Brasil.

A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final avaliando os cinco pilares citados.

A criação do Prêmio Cidades Excelentes parte de quatro premissas: reconhecer iniciativas pioneiras de gestão pública municipal; incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública; disseminar soluções de gestão que sirvam de referência para outros municípios; e valorizar servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.

<< Matéria anteriorVencedores do concurso de poesia e fotografia são premiados
Próxima matéria >>Curso de conserva de frutas leva às participantes mais uma alternativa de fonte de renda