Justiça Comunitária entrega kits e roupas a idosos de Lucas do Rio Verde

Serventuários da Justiça de Lucas do Rio Verde/MT finalizaram no dia 1 de outubro a Campanha “Idoso Feliz”. Ação foi liderada pela Justiça Comunitária, projeto criado para informar o cidadão sobre os seus direitos e aproximá-lo da solução dos seus problemas.

Em Mato Grosso, a Justiça Comunitária conta com 100 Agentes de Justiça e Cidadania distribuídos em 20 Comarcas no Estado de Mato Grosso com a finalidade de levar até a população, informações sobre seus direitos, promovendo acessibilidade à justiça e a cidadania.

Ao longo do mês de setembro, a Justiça Comunitária contou com parceiros para arrecadar produtos de higiene pessoal que foram transformados em kits distribuídos a idosos que foram visitados pelos agentes e pelo juiz de direito Hugo Freitas, diretor do Fórum da Comarca. “Cuidar dos nossos idosos é preservar a nossa história! A campanha foi um sucesso. Entregamos kit de higiene pessoal e roupas para vários idosos carentes. Ver a alegria deles foi muito gratificante”, exaltou o magistrado, analisando o resultado da campanha. “Esperamos continuar tendo o apoio da população para repetir essa ação anualmente e atingir cada vez mais idosos necessitados. Obrigado a todos que ajudaram para a concretização dessa ação social”, destacou.

A Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça é feita para a comunidade, e pode ser encontrada em postos de atendimento, nos municípios em que foi instalada, ou através dos próprios agentes que, uniformizados e identificados com crachás, realizam visitas domiciliares à população.

É um serviço totalmente gratuito e sem burocracia. O agente de Justiça e Cidadania realiza o atendimento, por meio de uma conversa informal, e, depois de ouvir o relato do cidadão, orienta-o acerca da existência de um possível direito, encaminhando-o para a instituição que efetivamente lhe auxilie a resolver o problema.